Os professores fizeram uma pauta de assuntos a serem investigados no jornal e organizaram algumas perguntas. São elas:
PERGUNTAS PARA O JORNAL
23/5/09
- Como se define o perfil do jornal?
- Como as notícias chegam?
- A equipe que seleciona as notícias é sempre a mesma?
- A que horas se inicia a preparação das notícias para o jornal do dia seguinte?
- Em relação a comercialização, qual a porcentagem a mais de tiragem no domingo?
- Como varia a tiragem durante a semana? Há dias em que o jornal vende mais ou menos?
- Os colunistas são funcionários do JC ou contratados como free-lancers? Qual o perfil para a seleção?
- O que mudou depois da circulação do Jornal Bom Dia em relação às escolhas das matérias?
- O que mudou economicamente?
10. Quem é o proprietário do jornal?
11. O que acontece com as notícias não publicadas? Ficam arquivadas ou são descartadas?
12. O que mudou na publicação e na percepção das notícias após o uso da fotografia colorida?
13. Quem faz a pauta do dia e como ela é feita?
14. Todos os e-mails são respondidos? Por quem?
15. Como são respondidos os questionamentos do público infantil?
16. Há espaço para críticas e sugestões? Há uma devolutiva para as críticas e sugestões?
17. Quais as orientações, critérios usados para se desenvolver uma matéria?
18. Existe a possibilidade de acesso pelo leitor às notícias desde as primeiras edições do jornal?
Filed under: Linguagem jornalística | Tagged: educação às mídias, Linguagem jornalística, projeto unesco mídia educação |
Deixe um comentário